Seguidores

segunda-feira, 17 de agosto de 2015


O FISIOCRATISMO E O LIBERALISMO ECONÔMICO
 

John Locke: um dos principais ideólogos do liberalismo

 
Duas doutrinas econômicas nasceram no Iluminismo: a fisiocracia e o liberalismo econômico.

O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

Os economistas fisiocratas defendiam a liberdade econômica (laissez faire = deixai fazer) e, por conseqüência, combatiam a prática mercantilista. Negavam a intervenção do estado na economia, o dirigismo estatal. Para eles, o Estado deveria garantir a propriedade e a vida dos cidadãos. Propunham a valorização da indústria extrativa e da agricultura, consideradas as únicas atividades criadoras de riquezas.

Os pensadores fisiocratas foram: Quesnay, Gournay e Turgot.

Adam Smith, pensador inglês, fundou o liberalismo econômico. Em sua obra “A Riqueza das Nações” publicada em 1776, defendeu a liberdade do indivíduo na busca de seus interesses, relacionando a riqueza de um país com a capacidade de trabalho de seus habitantes. Combatia a intervenção do Estado na economia. Afirmava que cabia ao Estado organizar os setores nos quais os particulares não podiam atuar.

A teoria do liberalismo econômico atendia as necessidades de lucro e investimento da burguesia, pois justificava a livre competição e os lucros ilimitados nos negócios. O próprio trabalho já era visto como uma atividade a ser vendida no mercado de trabalho.

Em resumo, o liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
 

Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:


a) Defesa da propriedade privada;

b) Liberdade econômica (livre mercado);

c) Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);

d) Igualdade perante a lei (estado de direito);


Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.

 
EXERCÍCIOS:

 
  1. Quais foram as doutrinas econômicas que nasceram do Iluminismo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 
O que defendiam os fisiocratas?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 
  1. Quem fundou o liberalismo econômico? Que obra ele escreveu?
___________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 
  1. Coloque “F” para falso e “V” para verdadeiro:

(     ) Com base nas idéias iluministas, surgiram no século XVIII as doutrinas econômicas: fisiocracia e liberalismo econômico.

(     ) A chamada teoria da “laissez faire” combatia a prática mercantilista e a intervençõ do Estado na economia.

(     ) Os fisiocratas propunham a valorização da indústria extrativa e da agricultura, consideradas as únicas atividades criadoras de riquezas.

(     ) O liberalismo econômico foi criado pelo pensador inglês Adam Smilth que escreveu a obra: “A riqueza das nações”.

(     ) O liberalismo econômico atendia as necessidades dos monarcas absolutistas porque pregava rígido controle estatal sobre os negócios da nação.

 

 

Nenhum comentário: