Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PERÍODO REGENCIAL

A Regência (1831 – 1840)


Com a derrota de Napoleão em Leipzig (1814), realizou-se na Áustria o Congresso de Viena. Nele se reuniram representantes de 92 Estados comandados pelas quatro potências antinapoleônicas: Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra. Esse congresso representava os interesses do Antigo Regime, e Napoleão, após seu retorno de Elba, procurou negociar com ele sua permanência no poder. Diante da recusa do congresso e a posterior derrota de Napoleão em Waterloo (1815), as forças reacionárias passaram a ditar os princípios da política européia.
Criou-se então a Santa Aliança, para garantir o poder absolutista restaurado por toda a Europa. Porém a realidade econômica e social – caracterizada pela industrialização e pelo predomínio burguês – logo demonstrou a fragilidade do “concerto europeu”, também denominado “sistema de Metternich” (Metternich era o chanceler austríaco e o principal líder do congresso). Não tardou muito, as forças renovadoras fizeram valer seus interesses. As revoluções de 1830, que tiveram seu principal foco na França mas foram fenômenos europeus, desmantelaram o sonho do Congresso de Viena. A queda de D. Pedro I pode ser também inserida nesse contexto de avanço da burguesia na Europa.
Para o aluno: Relacionar as revoluções de 1830 com o Congresso de Viena e com a abdicação de D. Pedro.
Os eventos, na história, não são isolados. A conjuntura européia se reflete no Brasil. Basta lembrar o entusiasmo com que a imprensa liberal saudou a queda de Carlos X na França.
A queda de D. Pedro I e a menoridade de seu herdeiro deram origem à Regência, época na qual, pela primeira vez, a aristocracia rural assumiu o comando da vida política. No princípio, através do Código de Processo Criminal e do Ato Adicional, tratou-se de conciliar as tendências políticas. Mas o Ato Adicional provocou a divisão da elite política em progressistas (favoráveis ao Ato) e regressistas (contrários).
Da mesma forma que no Primeiro Reinado, na Regência a luta política se reduziu às manobras da elite social. Nenhuma modificação social foi sequer cogitada. A grande massa despojada e marginalizada manifestou-se então com todo o vigor, fazendo do período regencial uma das mais agitadas de nossa história.
A Cabanagem, a Farroupilha, a Balaiada ou a Sabinada atestam o descontentamento social.
As convulsões sociais jamais ocorrem gratuitamente. Elas denunciam sempre as injustiças existentes na sociedade. A primeira questão evidente era a manutenção do escravismo, que dificultava a vida dos homens livres não proprietários, já que a organização social era dotada de grande rigidez. Como a Independência não modificou essa situação, era natural que as rebeliões contra esse estado de coisas fossem constantes. Embora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia, que ainda permanecia colonial – voltada para o mercado externo -, desfavorecia a integração social dos homens livres não proprietários. Esse quadro geral deve ser mostrado para que os alunos compreendam que as rebeliões iniciadas com a destruição do antigo sistema colonial têm suas razões em causas estruturais.


Para aprofundar a leitura do texto, responda:


O que determinou as intensas agitações sociais do período regencial?

60 comentários:

Anônimo disse...

Bruno & Sandréia 2º "D"

As rebeliões ocorridas no período regencial eram Denuncias as injustiças que tinham na Sociedade. Mesmo a escravidão não sendo o centro dos protestos ainda sim estava no meio
as sociedade pensavam que as coisas iriam mudar depois da proclamação da independencia mais pouca coisa se mudou pois muito do comercio vinha da Exportação.

Anônimo disse...

Camila Azevedo Mariano 2*D Noturno

A Europa foi mais atingida.

Mas a hitória se refletia no Brasil.

A escravidão dificutou a vida dos homens livres com isso avendo varias rebelioês.

Anônimo disse...

yuri alves/janice santos/2ºd :

Com a queda de D. Pedro I e a menor idade do seu herdeiro deram origem a regencia, quando pela primeira vez a aristocracia rural assumiu o poder. Mas como eles estavam buscando somente os seus proprios interesses, o restante da sociedade nao ficou satisfeito dando inicio a revoltas como:Cabanagem,Farropilia,Balaiada e a Sabinada.

Anônimo disse...

cassia aparecida
Diana maria
2º D

o texto, nos mostra a diferença das classes sociais e dos escravos, q mesmo depois da liberdade, eles nao tinham independencia,para decidir as suas próprias vontades.

Anônimo disse...

evanide 2º d

Anônimo disse...

vanubia 2 d elas denuciam sempre injustica na sociedade

Anônimo disse...

NOME:RUTY TURMA:2 D
Foi um dos mais importantes e agitados períodos da História brasileira; nele se firmou a unidade territorial do país, a estruturação das Forças Armadas, debateu-se a centralização do poder e, ainda, o grau de autonomia das ProvínciasTratava-se de se construir um arranjo político que garantisse aos grupos a preservação de seus interesses, bem como a unidade territorial sob o manto da monarquia centralizadora - algo que apenas se consolidou somente por volta de 1850.

Anônimo disse...

conceição demaria da silva moura e cleana marques de souza 2 D

Depois da derrota de napoliã bonaparte aconteceram varias revoluçaõs,principalmente nas industrias.

Anônimo disse...

nayara frança sampaio
robson ribeiro nunes da silva
SEGUNDO D
com a derrota de napoleão foi realizado o congresso viena que foram comandados por Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra.que
representava os interesses do antigo regime.Criou-se entao a Santa Aliança, para garantir o poder absolutista restaurado por toda a Europa os eventos da historia acabaram sendo insolados a luta politica se reduziu às manobras da elite social.

Anônimo disse...

cruezenite rodigues e maria cladina de jesus
turma 2 D
eles denuciaram as ijustiças

Anônimo disse...

domingas 2ºD

OS ACONTECIMENTOS DAQUELA EPOCA FORAM MARCADOS POR MUITOS CONFLITOS ENTRE A ELITE SOCIAL E OS POVOS MENOS FAVORECIDOS NAO PROPRIETARIOS.

Anônimo disse...

EVERALDO E GILMARA(MARA) 2º


demostrava que os enteresses dos grandes em se dar bem em tudo com o o suor dos mais fracos ate os dias de hoje prevaleçe

Anônimo disse...

Aluna : Edinalva Maria de Sousa ,
Jenielde Cardoso de sousa


As rebeliões ocorridas no período regencial eram Denuncias as injustiças que tinham na Sociedade. Mesmo a escravidão não sendo o centro dos protestos ainda sim estava no meio
como eles estavam buscando somente os seus proprios interesses, o restante da sociedade nao ficou satisfeito dando inicio a revoltas como:Cabanagem,Farropilia,Balaiada e a Sabinada.

Anônimo disse...

edivan messias brito,
cicero rodrigues de melo
2 d
elas denunciam sepre as injustiças da socidade,mesmo a escravidao nao sendo o centro dos protestos inda si estavam
meio

Anônimo disse...

Ester e Eduardo 2º D

1814 apos a derrota de Napoleão 92 estados anti-napoleânicos se reuniaram na Austria para criarem a Santa Aliança, tentaram reviver o absolutismo mas, as forças renovadoras acabaram com o sonho do congresso de Viena...

Anônimo disse...

JJJJJJJ - 2D

REGENCIA

Anônimo disse...

Everton M. Rabi
Nathalia
2ºC

Legal o Blog!! da para aprender muito!..xD

Anônimo disse...

A queda de D. Pedro I e a menoridade de seu herdeiro deram origem à Regência, época na qual, pela primeira vez, a aristocracia rural assumiu o comando da vida política.

Anônimo disse...

Nathalia
Everton M. Rabi
2º C

A grande massa despojada e marginalizada manifestou-se então com todo o vigor, fazendo do período regencial uma das mais agitadas de nossa história.

Anônimo disse...

Sandra e Railane 2°C

Napoleão mesmo com derrota tentou se manter no poder!
Então a Europa, para garantir o poder criou a Santa Aliança!
mesmo com independencia o escravo não teve liberdade porem dificultava a vida dos homens livres!!!!

Anônimo disse...

marciele gomes dos santos-2c

convulsões sociais jamais ocorrem gratuitamente. Elas denunciam sempre as injustiças existentes na sociedade. A primeira questão evidente era a manutenção do escravismo, que dificultava a vida dos homens livres não proprietários. Embora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia, que ainda permanecia colonial. o texto reflete que sempre houve injustiça na sociedade desde muitos anos atras...

Anônimo disse...

sonia maria mendes
Ananeide ximenes de paula

2 c
professor justino

Este periudo retrata uma nova Historia de grandes conquistas começo de uma imdependencia socialistas da republica Brasileira.

Anônimo disse...

no período regencial depois da queda de napoleão surgiu na australia a santa aliança e com queda de D. Pedro I de seu herdeiro deram origem à Regência,assim a clase baixa manifestou-se fazendo do período regencial uma das mais agitadas de nossa história

Nelson vitor 2 ``c´´

Anônimo disse...

Michel Tavares 2º c

A burguesia começou a se impor na Europa isso se refletiu no Brasil. Com a queda de D. Pedro I a "burguesia" brasileira assumiu o poder. a sociedade brasileira questionava a economia que após a independência continuava colonial e começou-se a discutir o regime escravista dai surgiram os famosos levantes do periódo regencial

Anônimo disse...

TATIANE DO NASCIMENTO 2C
NOELY CORREIA DE OLIVEIRA 2C


o texto fala de um congresso no qual o princípio através do código de processo criminal e do ato adicional da elite política em progressistas favoráveis e do ato e regressistas contrários.

Anônimo disse...

JUCIVALDO RAMOS DA SILVA 2º C

A queda de D. Pedro I e a menoridade de seu herdeiro deram origem à Regência, época na qual, pela primeira vez, a aristocracia rural assumiu o comando da vida política.com a queda de D.Pedro 1º nada mudou fez do periudo regencional uma das mais agitadas de nossa história

Anônimo disse...

ronivon e roberta 2ºc
no período regencial aconteceu depois do
primeiro reinado no ano de 1814:
Realizou-se na Áustria o congresso de Viena. Nele reuniram-se representantes de 92, Estados comandado pelas quatro potências antinapoleonicas:Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra.

Anônimo disse...

Poliana e Pablo - 2ºC

Anônimo disse...

cristiani santos da crus e fabiana de sousa

otexto fala de alianc

Anônimo disse...

com essa derota foram favorecidos os antianapoleonicos representando as quatro potençias nesse congresso

francivaldo pereira da silva.

antonio carlos de souza filho

Anônimo disse...

ALUNAS;ANA LUCIA OLIVEIRA E ILDA VAZ

2ºC

Anônimo disse...

cristiani santos da crus e fabiana de sousa

Para o aluno: Relacionar as revoluções de 1830 com o Congresso de Viena e com a abdicação de D. Pedro.

Anônimo disse...

cleilda azevedo 2ºc

como sempre os pobres sempre + pobre e os poderosos mesmo com a queda continuam fazer valer o seu poder.ha acho q foi queda de napoliao

Anônimo disse...

Maria de Fátima - 2º B

As convulsões sociais jamais ocorrem gratuitamente. Elas denunciam sempre as injustiças existentes na sociedade. A primeira questão evidente era a manutenção do escravismo, que dificultava a vida dos homens livres não proprietários, já que a organização social era dotada de grande rigidez. Como a Independência não modificou essa situação, era natural que as rebeliões contra esse estado de coisas fossem constantes. Embora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia, que ainda permanecia colonial – voltada para o mercado externo -, desfavorecia a integração social dos homens livres não proprietários. Esse quadro geral deve ser mostrado para que os alunos compreendam que as rebeliões iniciadas com a destruição do antigo sistema colonial têm suas razões em causas estruturais.

Anônimo disse...

celia 2º B

O TEXTO FALA SOBRE O PERIODO REGENCIAL

Anônimo disse...

nalderi maria raimunda turma 2b

O testo fala sobre perido regencial

Anônimo disse...

Ednalva da Silva 2ºC


O descontentamento social a denuncia e injustiças que existia na sociedade,como: o escravismo em consequencia a não alteração da economia, que ainda permanecia colônia desfavorecia a integração social dos homens livres.

Anônimo disse...

Andre e nielso 2B
Eu acho que foi devido a queda de Napoleão e todos os grandes da europa.

Anônimo disse...

aline lopes 2 b
o foi muinto interesante
saber um pocu des historia

Anônimo disse...

cicera e josiel 2ºB

texto fala sobre republica regencial

com essa derrota foram favorecido os antenapolianos representando as quatro potencias do antigo sistema

Anônimo disse...

MARINEUDA VIEIRA 2ºB

O texto fala sobre periodo regencial diante da recusa do congrreso ea posteria derrota na polião criou -se então asanta liança as primeiraquestão evidente era a manutecão do escravismo.

Anônimo disse...

rita e ppriscila 2 b

o texo fala sobre o periodo regencial com a derrota de napoliao a queda de d pedro 1 e a memoridade de se herdeiro deram a origem a regencia

Anônimo disse...

Rafael Ferreira
2ºB

Com a derrota de Napoleão as forças reacionárias passaram a ditar os princípios da política européia.Criou-se então a Santa Aliança, para garantir o poder absolutista restaurado por toda a Europa. A queda de D. Pedro I e a menoridade de seu herdeiro deram origem à Regência, época na qual, pela primeira vez, a aristocracia rural assumiu o comando da vida política.

Anônimo disse...

Adão Lima Dos Santos e Edna Da Silva Almeida 2 ano B. A queda de D.PEDRO 1 e a menoridade de seu herdeiro deram origem á regência .a grande massa marginalisada manifestou-se então com todo vigor,fazendo do periodo regêncial um dos mas agitados de nossa historia.

Anônimo disse...

JOSE DE JESUS GOMES DA SILVA - 2-B
OS EVENTOS NA HISTORIA NÃO SÃO ISOLADOS
A CONJUTURA EUROPEIA SE REFLETE NO BRASIL PODEMOS SABER COM QUER ENTUSIASMO A IMPRENSA LIBEROU E SAUDOU A QUEDA DE D. PEDRO 1.

Anônimo disse...

Manoel Cláudio B dos Santos Maria de Fátima B Nascimento 2ºB Texto Em concequencia ,a nao alteraçao da economia, que ainda permanecia colonialiavoltada para o mercado externo.

Anônimo disse...

jose francisco oliveira 2ºd
o perildo regencial foi um perildo muito dificil por causa grande rigidez com a populaçao

Anônimo disse...

FRANCISCA DA PAZ ARAUJO
CICERO RODRIGUES DE MELO

Anônimo disse...

Lívia Castro de Sá Lima
2ºD
Na regência a luta politica se reduziu as manobras da elite social.Nenhuma modificação social foi sequer cogitada. A grande massa despojada e marginalizada manifestou-se então com todo o vigor, fazendo do período regencial uma das mais agitadas de nossa história.

Anônimo disse...

jose francisco oliveira 2ºd
o perildo regencial foi um perildo muito dificil por causa grande rigidez com a populaçao. Com a derrota de Napoleão as forças reacionárias passaram a ditar os princípios da política européia.com essa derrota foram favorecido os antenapolianos representando as quatro potencias do antigo sistema.

Anônimo disse...

conceição de maria da silva moura/cleana marques sousa 2 D A revolução de 1830 acomteceu na fraça que foi fenomeno europeu acbaram com sonho da viena.A queda de dom pedro 1 de origem a regencia,época na qual pela 1 vez aristocracia assumiu o comando da vida política.

Anônimo disse...

cassia araujo 2ºd
Elas denunciam sempre as injusticas exitentes A primeira guestao evidentes era a sua manutencao no escravismo que dificultava a vida dos homem

Anônimo disse...

vanubia 2d

As convulsões sociais jamais ocorrem gratuitamente. Elas denunciam sempre as injustiças existentes na sociedade. A primeira questão evidente era a manutenção do escravismo, que dificultava a vida dos homens livres não proprietários, já que a organização social era dotada de grande rigidez. Como a Independência não modificou essa situação, era natural que as rebeliões contra esse estado de coisas fossem constantes. Embora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia,

Anônimo disse...

Samária carneiro rodrigues
2ºD

Na Regência a luta política se reduziu às manobras da elite social. Nenhuma modificação social foi sequer cogitada. A grande massa despojada e marginalizada manifestou-se então com todo o vigor, fazendo do período regencial uma das mais agitadas de nossa história.

Anônimo disse...

Domingas 2º D
Evanide
Varios fatores contribuiram para a estabilizaçao do regime imperial ,um dos fatores foi a lei Euzebio de Queiroz,aboliu o trafico,liberou capitais e impediu o alargamento do mercado interno.

silvia leticie disse...

silvia leticie 2C
com a conjuntura europeia se refletiram no Brasil o entusiasmo com que a enprensa liberal saudou a queda de carlos X na frança e queda de d.pedro I e a menoridade de seu herdeiro deram a origem a regencia.

elenilce disse...

elenilce 2b

com a queda de D,pedro I e a menoridade do seu herdeiro deram origem a regencia mas como eles estavam buscando seus proprios interesse a sociedade não ficou satisfeita dando inicio dando inicio a revolta como:cabanagem,farropilia, balaiada e a sabinada.

Anônimo disse...

Pablo e Poliana 2°c

Com a derrota de Napoleão em Leipzig (1814), realizou-se na Áustria o Congresso de Viena. Nele se reuniram representantes de 92 Estados comandados pelas quatro potências
antinapoleônicas: Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra. Esse congresso representava os interesses do Antigo Regime, e Napoleão, após seu retorno de Elba, procurou negociar com ele sua permanência no poderEmbora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia, que ainda permanecia colonial – voltada para o mercado externo -, desfavorecia a integração social dos homens livres não proprietários. Esse quadro geral deve ser mostrado para que os alunos compreendam que as rebeliões iniciadas com a destruição do antigo sistema colonial têm suas razões em causas estruturais.

Anônimo disse...

Pablo e Poliana 2°c
Com a derrota de Napoleão em Leipzig (1814), realizou-se na Áustria o Congresso de Viena. Nele se reuniram representantes de 92 Estados comandados pelas quatro potências antinapoleônicas: Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra. Esse congresso representava os interesses do Antigo Regime, e Napoleão, após seu retorno de Elba, procurou negociar com ele sua permanência no poder.
Embora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia, que ainda permanecia colonial – voltada para o mercado externo -, desfavorecia a integração social dos homens livres não proprietários. Esse quadro geral deve ser mostrado para que os alunos compreendam que as rebeliões iniciadas com a destruição do antigo sistema colonial têm suas razões em causas estruturais.

Anônimo disse...

OU
FLAVIA E GERCINA 3B.REPUBLICA VELHA REPUBLICA DE ESPADA E REPUBLICA DAS OLIGARQUIAS.OU REPUBLICA CAFE COM LEITE.2 MILITARES.3 CIVIS OU OLIGARQUIAS