Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A REPÚBLICA VELHA

PROFESSOR: JUSTINO NASCIMENTO
DISCIPLINA: HISTÓRIA


A REPÚBLICA VELHA
A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E A OLIGARQUIA CAFEEIRA

“O povo assistiu bestializado à Proclamação da República”, escreveu o republicano Aristides Lobo, na época do evento. Referia-se ele ao fato de que a República nada mais foi que uma nova composição das classes dominantes. O novo regime foi uma transformação da cúpula; a velha aristocracia rural, de mentalidade colonial escravista, era substituída pelo setor empresarial cafeeiro, ansioso por apoderar-se do aparelho do estado para colocá-lo inteiramente a seu serviço. Era, em suma, a ascensão de um governo burguês oligárquico.

No entanto, a República, rompendo os quadros antiquados e conservadores do Império, abria novas perspectivas mais coerentes com a fase de prosperidade econômica em que o País entrara nos últimos anos do século XIX.

Já foram abordadas as crises que envolveram o Segundo Reinado e o arrastaram à queda. A esse respeito, podem-se colocar algumas questões.

Até que ponto a abolição da escravatura contribuiu para a queda da Monarquia? Por que a Questão Religiosa colaborou para o esfacelamento do Império, se o atrito Igreja-Estado arrastava-se desde a Constituição de 1824? Qual a importância do Partido Republicano para o estabelecimento do novo regime? Qual a importância do Exército na sucessão dos fatos que culminaram com o golpe de 15 de novembro? O abuso do Poder Moderador influiu no desprestígio das instituições monárquicas?

A abolição não pode ser considerada propriamente uma causa essencial para a Proclamação da República, porque ela afetou apenas os setores escravistas que, no final da década de 1880, representavam uma parcela pouco dinâmica no País (Vale do Paraíba).

Quanto à Questão Religiosa, é preciso lembrar que a Monarquia nunca se configurou como inimiga declarada da Igreja e que a República não trouxe um aumento de força e prestígio para o Clero.

Também não devemos exagerar o papel do Partido Republicano, que, embora difundido por todo o País, não contava com grande número de adeptos.

A República não pode também ser considerada um mero golpe militar, nem os militares foram simples instrumentos dos interesses da burguesia cafeeira. Tampouco a Proclamação deva ser entendida como ato de indisciplina militar. Os militares, a partir da Guerra do Paraguai, adotaram a idéia de que a eles cabia a salvação da Pátria e a manutenção da ordem. A idéia republicana atingiu predominantemente os oficiais de patentes inferiores, enquanto os altos escalões do Exército apoiavam a Monarquia. Contraditoriamente, foi um marechal monarquista quem proclamou a República!

O Poder Moderador vinha sendo criticado desde a outorga da Constituição de 1824; no entanto, durante 65 anos mantiveram-se o Poder Moderador e a Monarquia!

Diante dessas considerações, porque só em 15 de novembro de 1889 instituiu-se o regime republicano? Na verdade, o novo regime foi o resultado das profundas transformações ocorridas no País a partir da segunda metade do século XIX. A decadência das oligarquias agrárias tradicionais, a Abolição, a imigração, bem como o processo incipiente de industrialização e urbanização, amadureceram a idéia da necessidade de uma mudança institucional e política.

O período ora estudado – 1889/1930 – é tradicionalmente denominado República Velha. Esses 11 anos, porém, compreendem duas fases distintas: a fase inicial, da implantação e consolidação do regime (1889-1894), é conhecida como República de Espada; e a partir de 1894, com a instalação de civis no poder, configurou-se até 1930 a República das Oligarquias.

 
1. O período que se estende de 1889 a 1930 é chamado de _______________________ . Podemos dividir esse período em duas fases: a República da ____________________ e a República das _____________________ ou ___________________________________ .

2. O período republicano compreendido pelos governos ____________________ é chamado de República da Espada.

3. O período republicano compreendido pelo domínio dos ________________________ é chamado de República Oligárquica ou ________________________________________ .

4. Os governos de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto formam a fase da República Velha chamada de República da ___________________ . Nesse período, uma grave crise econômica abalou o país, o ____________________ resultante de uma reforma financeira promovida pelo ministro da Fazenda, que era ___________________________________ .

71 comentários:

Anônimo disse...

O texto retrata o período em que houve uma mudança do poder dos senhores de engenho para os empresários industriais.Esse passo foi fundamental para o desenvolvimento do nosso país,houve então a nova econômica baseada na atividade industrial.

Miguel Machado 3ºC
Paulo Henrique Santos 3º

Anônimo disse...

o texto e informativo e tem um bom entendimento sobre o q e republica velha.







Patricia e Luzia 3c

Anônimo disse...

O que nós achamos desse texto foi que: essa história é muito importante para nos explicar o que aconteceu e como aconteceu a proclamação da republica do Brasil, mostra que havia uma grande ditadura militar, apesar disso, foi um militar ue proclamou a república, o que praticamente seria impossível já que eles estavam no poder, por que fizeram isso? Eu não sei! Talvez ele estava cansado de toda a corrupção que ocorria no Brasil, decidindo assim acabar com aquilo de uma vez, mas hoje esta do mesmo geito, pode se dizer que estamos tambem vivendo uma ditadura, pois saem alguns políticos e entram seus parentes para continuar o que começaram, uma grande roubalheiraaaaaaaaaaaa!!!

Paulo Henrique Pereira de Andrade
Ruth Caroline B. Santos
3C

OBRIGADO!

Anônimo disse...

AVELINA F.R.ZINEIDE P.S 3ºC Nos não entedemos muito mas o pouco deu pra ver muitas coisas que aconteceu com a nossa republica.

Anônimo disse...

José de Ribamar - 2ºC

A República não pode também ser considerada um mero golpe militar, nem os militares foram simples instrumentos dos interesses da burguesia cafeeira. Tampouco a Proclamação deva ser entendida como ato de indisciplina militar. Os militares, a partir da Guerra do Paraguai, adotaram a idéia de que a eles cabia a salvação da Pátria e a manutenção da ordem. A idéia republicana atingiu predominantemente os oficiais de patentes inferiores, enquanto os altos escalões do Exército apoiavam a Monarquia. Contraditoriamente, foi um marechal monarquista quem proclamou a República!

Anônimo disse...

Maria Nunes Maria Suenia 3A A republica velha era uma organização composta por grandes autoridades e chefes .foi uma substituição da pequena classe pela alta fazia parte tambem os chefes da igreja ou seja a classe dominante. eram os que dominavam e impunham poder sobre a classe menor.

Anônimo disse...

JOHN ROBBY E DANIEL COSTA "3 A"


Fala da proclamação da republica e de um novo regime que se refere a uma velha aristocracia de mentalidade colonial escravista que no qual era substituinda pelo setor empresarial que era a serviço de um governo burgues oligarquico.

Anônimo disse...

Jéssica teixeira e Daniela de Souza.3ºA
Nos entendemos que essa história é muito importante para nos explicar o que aconteceu com a nossa proclamação da republica do Brasil,esse texto nos relata que havia uma grande ditadura militar,apesar de todo acontecimento,foi um militar que proclamou a república.na realidade mesmo foi o novo regime que deu o resultado das profundas transformações ocorridas no País a partir da metade do século XIX.

Anônimo disse...

edicineia alves 3a

bom ele e interesante, fala da republica velha, e pelo que eu li referia se ao fato de que a republica, nada mais que uma nova composiçao das classes.

Anônimo disse...

Marizete e Claudia 3ºA gostamos muito da materia sobre a Republica foi otimo conheçer um pouco mais da hitoria da Republica do Brasil

Anônimo disse...

Vanessa e Vanuza 3A enteressante o texto fala de uma parte da historia que não vivemos mas até hoje enterfere em nossas vidas a República até hoje é comentada ...

Anônimo disse...

lidiane brito. sandro ribeiro,
3a,

nós achamos muito interasante o texto, república velha,porem tivemos poco tempo para analisarmos e dar uma melhor opinião, mais gostariamo de ter uma oportunidade a mais para lermos com mais atenção, pois saber detalhes sobre a proclamação da república e algo que nos chamou a etenção,como a mudança da velha aristocracia rural para empresarial cafeeiro.

Anônimo disse...

Elton e Cleuba Turma: 3 A

Na Republica teve um novo regime que foi uma transformação da cúpula,que foi a velha aristocracia rural,de mentalidade colonial escravista,que trabalhava no setor empresarial cafeeiro.

Anônimo disse...

DIVINO Jose de Morais 3º A
nossa aula de hoje foi muito importante
porque foi muito pouco as aula que tivemos
na frete de um computador poderimos fazer
um curso aqui mesmo no colegio

Anônimo disse...

daniela gonçalves cintia rodrigues 3a

o texto e bom nos fala da republica velha e emuito iteresante republica fala que e uma clase dominante. o imperio fala novas espequitativa brasileiras

Anônimo disse...

DAYANNA FRANCISCA e SINTIA CINARA 3A O texto relata a troca de lideranças sofrida pelo país. Ele diz que uma liderança monárquica e autoritária vem a bancarrota enquanto uma liderança burguesa e oligárquica tem sua ascensão.
O autor ainda discorre sobre a questão da escravidão ser considerada uma das causas principais da queda da monarquia o que não é de todo verdade. O SINAL BATEU NÃO DÁ PRA ESCREVER MAIS =D

Anônimo disse...

RAQUEL MONTEIRO
VANUSIA LORENÇO
MARIA APARECIDA

3 "A"
A REPÚBLICA VELHA

NA VERDADE A PROCLAMAÇAO DA REPÚBLICA MUDOU APENAS CLASSE DOMINANTE CONTINUA ESCRAVISANDO OS TRABALHADORES DA CLASSE BAIXA. NA VERDADE PRECISAVA SUBMETER AOS EMPRESARIOS POR QUESTAO DE SOBREVIVENCIA

Anônimo disse...

Marleide 3c

Anônimo disse...

3B ANTONIA E FLAVIA

REPÚBLICA VELHA

ENTENDEMOS QUE A TROCA DE LIDERANÇAS SOFRIDAS PELO PAIS FOI UMA LIDERANÇA MONARCA E AUTORITÁRIA. TEVE UM NOVO REGIME QUE FOI UMA TRANSFORMAÇÃO DA CÚPULA, QUE FOI A VELHA ARISTOCRÁCIA NADA MAIS A DECLARAR

Anônimo disse...

Antonio Forte de Oliveira 3 b bem eu achei muito importante.só que a igreija católica na quela época mandava muito como tambem o partido Republicando

Anônimo disse...

Elizabete , Thalita
3 b




O periodo estudado e entre 1889/1930.Tem como assunto a Republica Velha. A Republica Velha se refere a transformação da velha aristocracia rural pelo setor empresarial cafeeiro, a Republica abria novas pespectivas, com a fase da prosperidade economica.Nesses onze anos tiveram duas fazes; a implatação e a consolidação do regime(1889-1894).

Anônimo disse...

Gostei muito da forma resumida e bem explicada, realmente nos passa uma mensagem satisfatória e mais qualidade nos conhecimentos gerais sobre a história facilita muito. Acho também que quando tiver que fazer pesquisas, poderemos procurar o conteúdo do assunto que iremos direto nele. parabéns.

Anônimo disse...

Zenilda carneiro araujo
kticilene ledo
3 ano "B"
A república nada mais foi que uma nova composição das classes dominantes .

Anônimo disse...

3 ANO B
ROSA E GERCINA
NA VERDADE A PROCLAMAÇAO DA REPUBLICA MUDOU APENAS A CLASSE DOMINANTE Q CONTINUA DOMINANTE A CLASSE TRABALHADORES E A CLASSE MÉDIA,

Anônimo disse...

3 ANO B

Anônimo disse...

DEUSLENE XAVIER ELIETE ALVES 3B 24/10/11

NAQUELA ÉPOCA O PODER NÃO ERA PROPRIAMEMTE ESSÉNCIAL PARA A PROCLAMACÃO DA REPUBLICA MAS SIM P/ SETORES ESCRAVISTAS QUE NO FINAL DA DÉCADA DE 1880 REPRESENTAVAM UMA PARCELA POUCO DINAMICA NO PAÍS DO VALE DO PARAIBA.

Anônimo disse...

Rosirene 3B Gostei muito do texto mais não tenho acesso à internete para pesquisar mais sobre a hitória.

Anônimo disse...

keilany mota e dinalva turma 3 b. naverdade a republica nunca deu fortalecimento para o cléro,e sempre quis uma mudança para todos.ela quis uma liderança pelo pais a escravidâo foi um ponto crusial para acaber com a monarquia. foi o que entendemos sobre o texto;

Anônimo disse...

anonimo
AYRTON 3 ANO "B"
O TEXTO RETRATA MUDANÇAS DE PODER DOS SENHORES DO SETOR CAFEEIRO PARA AS INDUSTRÍAS A FIM DE GANHAR PODER PARA DESENVOLVE O PAIS.
ESSE REGIME TEVE MUITAS TRANSFORMAÇÕES TANTO NA INDUSTRIALIZAÇÂO E URBANIZAÇÂO QUANTO NO AMADURECIMENTO DE IDEÍAS E NA POLITICA.































































































NNC Ç

Anônimo disse...

tania batista 3b;o texto nos mostra que aboliçâo nâo pode ser prioridade essencial para plocamaçâo da republica.

Anônimo disse...

Francisca 3B

Republica Velha

Anônimo disse...

Francisca 3º C


O período ora estudado – 1889/1930 – é tradicionalmente denominado República Velha. Esses 11 anos, porém, compreendem duas fases distintas: a fase inicial, da implantação e consolidação do regime (1889-1894), é conhecida como República de Espada; e a partir de 1894, com a instalação de civis no poder, configurou-se até 1930 a República das Oligarquias.

Anônimo disse...

nayara e robson 2D
com o aparecimento de uma nova classe As revoluções de 1848 na Europa assinalam o triunfo definitivo da burguesia européia contra o Antigo Regime.na Europa a burguesia se afirmava por toda parte, no Brasil a aristocracia rural consolidava sua posição de predomínio na sociedade após o Golpe da maioridade (1840).ela passou para uma posição defensiva Esta última é de apoio e favorável ao socialismo, enquanto a primeira é conservadora e mostra-se contra o caráter popular e socialista das revoluções de 1848.posição atual da Europa tem dois caracteres – político e social.o
em 1850 foi abolido o trafico Com o fim da Guerra do Paraguai o problema da mão-de-obra tornou-se agudo Estavam unidos contra a monarquia: Exército, republicanos de diversas províncias do Brasil, cafeicultores (especialmente do Oeste Paulista) e a classe média urbana. com o apoio do Exército, declarou extinta a monarquia no Brasil.

Anônimo disse...

vanubia 2ºd

as convulsões sociais jamais ocorrem gratuitamente. Elas denunciam sempre as injustiças existentes na sociedade. A primeira questão evidente era a manutenção do escravismo, que dificultava a vida dos homens livres não proprietários, já que a organização social era dotada de grande rigidez. Como a Independência não modificou essa situação, era natural que as rebeliões contra esse estado de coisas fossem constantes. Embora a questão escravista não se encontrasse ainda no centro das lutas, ela aparecia no quadro geral. Em conseqüência, a não alteração da economia,

Anônimo disse...

Edna Da Silva e Adão Lima. 2B NOTURNO
1= REPÚBLICA VELHA , REPÚBLICA DA ESPADA ,REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS OU REPÚLBLICA DO CAFÉ COM LEITE.

Anônimo disse...

elenilce gonçalves pereira

2b

1-república velha.
república da espada.
república das oligarquias
ou república do café com leite.

Anônimo disse...

andre,marineide,nielso,2b
1-Republica velha,Republica da espada ea Republica das oligarquias ou Republica do cafe com leite.
2-Militares.

Anônimo disse...

celia 2º B
1. republica

Anônimo disse...

aluna ELIANA MARCIA EVANGELISTA E ABIGAIR DA Silva 2ºb republica velha,espada e oligarquias.

Anônimo disse...

Mªde Fátima B Nascimento Manoel C B Dos Santos 2ºB

Anônimo disse...

aluna Marineuda vieira 2 B
1;REPUBLICA VELHA REPUBLICA DA ESPADA REPUBLICA OLIGARQUIAS REPUBLICA CAFE COM LEITE.

Anônimo disse...

rita e priscila

Anônimo disse...

márcia rosa e nalderi maria raimunda 2B republica velha ,,, republica da espada e a republica das oligárquias ou republica do café.

Anônimo disse...

silvia leticie 2' C
taimeni pereira 2'C
1.República Velha-Espada-Oligarquia-República do café com leite
2.militares
3.grandes proprietarios rurais- republica do café
4.republica da espada-encilhamento-Rui barbosa

Anônimo disse...

Sandra e Railane 2°C

1-República velha:República da espada e República das oligarquias ou cafe com leite

2-Militares de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto

3-grandes proprietários rurais República do cafe com leite

4-Espada;encilhamento;Rui Barbosa.

Anônimo disse...

DIVINA E ROBERTA 2C
1-REPUBLICA VELHA, ESPADA DAS OLIGARQUICA OU REPUBLICA DO CAFÈ COM LEITE
2-MILITARES


3-GRANDES PROPRIETÀRIOS RURAIS REPUBLICA CAFÈ COM LEITE
4- REPUBLICA DA ESPADA ENCILHAMENTO RUI BARBOSA

Anônimo disse...

Noely e Iris Valéria 2ºc

1)Republica velha,Espada,Oligarquias,Café com Leite.

2)Militares

3)Grans[des proprietarios,Republica do café.

4)Republica da espada,Encilhamento,Rui Barbosa.

Anônimo disse...

MARIA SOUSA E FABIANA: 2;C

1:República Velha da
Espada Oligarquias Repúbica dos cafés com leite
2:Militares
3:Grandes proprietários ruais ou república do café.
4:República da Espada Encilhamento
Rui Barbosa.

Anônimo disse...

1º república velha república da espada ou oligarquia
2º café com leite
3º militares república da espada
4º república das oligarquias

Anônimo disse...

jucivaldo do segundo c
resposta 1 republica velha
fase inicial da implantaçâo
e consolidaçâo do regime

Anônimo disse...

ALUNAS SONIA MARIA MENDES
ANA NEIDE XIMENES PAULA
2 C
PROFESSOR JUSTINO

1 REPUBLICA VELHA
REPUBLICA ESPADA
OLIGARGUIAS

OU REPUBLICA CAFE COM LEITE
ESTA HISTORIA MOSTRA QUE O POVO SENPRE LUTOU POR SEUS DIREITOS E ATE HOJE ESTAMOS BUSCANDO NOVAS CONQUISTAS

Anônimo disse...

Sandra Xx - 2ºD

1- República Velha
República da Espada
República das Oligarquias ou República do Café com Leite.

2 - Militares.

3 - Civis.

4 - Espada
Encilhameno.
Rui Barbosa.

Anônimo disse...

1:República Velha,República de Espada,República das Oligarquias.


2:governos militares de Deodoro da fonseca e Floriano Peixoto.

3:civis,café com leite.

4:republica da espada,encilhamento e Rui Barbosa.

Alunos: janice santos de oliveira e yuri alves pereira.
2º d

Anônimo disse...

vanubia 2°d
jose francisco 2ºd

1-republica velha,repiblica espada e republica das oligarquias
2-militares
3-grandes proprietários rurais República do café
4-.republica da espada-encilhamento-Rui barbosa

Anônimo disse...

robson,nayara
2D

1-República Velha;República de Espada;
República das Oligarquias ou café com leite.

2-militares

3-civis e café com leite

4-Republica da espada,Encilhamento,Rui Barbosa.

Anônimo disse...

conceição de maria da silva moura
cleana marques de sousa
2D
1_ República velha, espada,oligarquias ou café com leite.
2-Militar.
3-Civis

Anônimo disse...

CICERO E ESTER 2ºD
1º REPULICA VELHA , REPULICA DA ESPADA,REPULICAS DAS OLIGARQUIAS OU REPULICAS DO CAFÉ COM LEITE
2ºMARECHAL
3ºMILITARES OU CAFE CM LEITE
4ºESPADA;ENCILHAMENTO,RUI BARBOSA

Anônimo disse...

Cassia - 2ºD francisca da paz

1 - República Velha.
República da Espada.
República das oligarquias ou República do Café com leite.
2 - Militaares.
3 - Civis.
4 - Espada
Encilhamento
Rui Barbosa.

Anônimo disse...

Bruno & Ruty 2ºD

1- República velha. República de Espada. República das Oligarquias.República do café.

2- Militares.

3- Cafeicultores. República do café.

4- República da espada. encilhamento. Rui barbosa.

Anônimo disse...

everaldo e gilmara
1]
republica velha
republica da espada
republica das oligarquias ou republica do cafe com leite

2]militares

3]civis e cafe com leite

republica da espada,emcilhamento, rui barbosa

Anônimo disse...

Alcimar -2D
1-Republica Velha
Republica da Espada, Republica das Oligarquias ou do cafe com leite.
2-Republica dos militares.
3-civis e cafe com leite .

4-Repulica da Espada ,Encilhamento ,RUI BARBOSA.

Anônimo disse...

Aluna : Edinalva Maria de sousa.
Turma : 2 D


1- República Velha.,República das Oligarquias,República do café com leite

2-República dos Militares

3- cívis e café com leite.
4- República da espada e Encilhamento
-----Rui Barsosa

Anônimo disse...

walter e Dinalva

1] Republica velha espada ou oligarquia ou cafe com leite.

2] militares.
3] Civis
4]espada/ encilhamento/ Rui Barbosa.



3º B

Anônimo disse...

Izaqueu/lindaura 3b porf.:Justino

1)República Velha;República da Espada ou oligarquia

2)Militares encillhamento

3)Fazendeiro;CAFÉ COM LEITE

4)República da Espada;

Anônimo disse...

TANIA batista 3b
1]republica velha,espada ou oligaquia.

2]militares

3]civís

4]espadas/encicilhamento/rui barbosa

Anônimo disse...

francisca/eliete 3 b
repuplica velha,republica da espada,republica oligarquias,organizaçao politica e oligarquias cafeeira,espada,encilhamento,rui barbosa,implantaçao econsolidaçao,civis,republica das oligarquias.

Anônimo disse...

Respostas 1/repùblica da espada/república da oligarquia ou do café com leìte
02, militares
03 civis / cae com leite
04, república da espada /encilhamento Rui Babosa

TURMA "B"
ZENILDA

KTICILENE..01/11/2011

Anônimo disse...

Francisco dos pinheiro / Ayrton
respota/
1) republica da espada,republica da oligaquia ou republica do cafe com-liete

2)militari
3)civis/cafe-com leite
4)republica da espada/essilhamento/ruibarbosa

Anônimo disse...

3B - OILIA E ROSENILDE
1 - REPUBLICA VELHA DAESPADA OLIGARQUIA REPUBLICA DO CAFE COM LEITE

2 MILITARES.
3 CIVIS .
4 ESPRDA
EMCIHLAMENTO RUI BARBOSA

Anônimo disse...

3b -ELIZABETE DEUSLENE
1REPUBLICA VELHA ESPADA OU CAFE COM LEITE
2 MILITARES
3 CIVIS
4ESPADA /ENCILHAMENTO /RUI BARBOSA.

Anônimo disse...

3B - EDINELMA E FRANCISCA DAS CHAGAS
1- REPUBLICA VELHA-REPUBLICA DA ESPADA-REPUBLICA OLIGARQUIAS-ORGA.POLITICA E AOLIGARQUIAS CAFEEIRA.
2-MILITARES
3 CIVIS
4ESPADA /ENCILHAMENTO/RUI BARBOSA;