Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SEMANA DE ARTE MODERNA - 1922

SEMANA DE ARTE MODERNA - 1922


No início do século XX, cresceu a urbanização brasileira, em decorrência do começo do desenvolvimento industrial. A classe dominante era composta por uma burguesia industrial, pelos banqueiros e pelos grandes proprietários rurais. O operariado constituído basicamente por imigrantes estrangeiros e trabalhadores brasileiros que deixavam o campo tinham salários baixos e, por isso, alimentavam-se mal e moravam em habitações precárias.
Ao longo da década de vinte do século XX, a conjuntura internacional e as questões nacionais propiciaram a crise do Estado oligárquico, que veio a cair em 1930, com a Revolução de outubro.
Nesse período, ocorreu o fortalecimento da burguesia industrial paulista, que discordava do domínio da oligarquia do café. Nessa década, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguindo.
O descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Na pintura destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917, cujas obras, influenciadas pelo CUBISMO, EXPRESSIONISMO E FUTURISMO, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro Lobato não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da SEMANA DE ARTE MODERNA.
A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura Manuel Bandeira, ao recitar seu poema OS SAPOS, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O Movimento Modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.
Todo novo movimento é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a princípio, chocou por fugir completamente da estética européia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.




No início do século XX, cresceu a urbanização brasileira, em decorrência do começo do desenvolvimento ____________________ . A classe dominante era composta por uma ____________________ industrial, pelos ____________________ e pelos grandes proprietários ____________________ . O operariado constituído basicamente por ____________________ estrangeiros e trabalhadores brasileiros que deixavam o ____________________ tinham salários ____________________  e, por isso, alimentavam-se ______________________  e moravam em habitações _____________________  .
Ao longo da década de _____________________ do século XX, a conjuntura internacional e as questões nacionais propiciaram a crise do Estado ___________________ , que veio a cair em 1930, com a Revolução de _____________________ .
Nesse período, ocorreu o fortalecimento da burguesia industrial paulista, que discordava do domínio da oligarquia do _____________________ . Nessa década, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos ____________________ , ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um _____________________  estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguindo.
O descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na ____________________ . Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de ____________________ e Manuel _____________________ . Na pintura destacou-se Anita ____________________ , que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917, cujas obras, influenciadas pelo CUBISMO, EXPRESSIONISMO E FUTURISMO, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro _____________________  não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da ___________________________________________________ .
A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição _____________________ . Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de ____________________ ; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo _____________________ . Logo na abertura ____________________  Bandeira, ao recitar seu poema ____________________ , foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O Movimento _____________________ continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.
Todo novo movimento é uma _____________________ com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da ______________________ , literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a princípio, chocou por fugir completamente da estética européia tradicional que influenciava os artistas _____________________ .




CAÇA-PALAVRAS
No caça-palavras abaixo existem 30 palavras referentes ao texto. Encontre-as.

L
V
B
H
J
K
L
M
N
V
F
T
Y
U
I
R
S
Z
T
U
M
H
R
T
Y
R
V
Y
M
E
O
P
Q
B
X
B
R
A
S
I
L
E
I
R
O
S
H
T
U
X
A
M
H
G
Y
U
I
R
H
F
E
W
B
C
V
M
Z
N
A
F
U
N
V
F
T
E
X
P
R
E
S
S
A
O
Q
R
E
E
H
J
K
L
M
N
V
F
H
J
K
N
R
U
U
K
S
O
P
A
S
S
O
M
H
R
T
Y
U
W
E
T
R
I
G
R
P
C
S
N
V
F
H
J
K
E
K
I
N
W
A
N
E
E
O
E
K
L
M
N
V
F
L
H
R
I
K
H
J
C
R
N
M
C
O
M
R
A
Ç
A
J
O
P
H
J
Y
A
M
C
A
M
P
O
A
S
A
O
K
S
V
J
K
Y
R
A
T
N
J
K
V
L
U
C
A
R
H
O
K
R
O
I
N
A
A
K
R
I
N
B
E
L
Y
J
V
R
Y
E
A
E
T
D
R
Y
M
I
A
A
M
U
K
B
Y
U
R
S
C
O
E
S
T
E
T
I
C
A
K
R
B
U
K
M
E
E
V
A
H
J
N
G
X
E
L
B
Y
A
K
B
T
M
R
I
R
N
V
T
M
O
R
A
D
U
N
B
D
O
R
B
U
T
U
O
O
A
S
U
T
S
K
D
D
S
L
R
N
M
E
B
Ç
L
R
N
M
S
W
B
E
S
E
Y
U
I
R
M
A
L
F
A
T
T
I
H
D
I
W
L
O
B
A
T
O
L
E
D
A
R
D
N
A
S
R
H
F
G
T
B
A
D
U
B
L
O
G
F
R
D
E
A
J
D
N
W
E
S
E
Y
C
L
R
N
M
E
T
R
G
I
N
D
U
S
T
R
I
A
L
K
Z
U
D
E
Y
T
M
G
J
V
G
R
N
E
F
F
X
O
V
O
N
K
U
I
N
L
R
N
M
A
S
É
H
L
L
O
M
R
T
N
G
J
F
G
T
B
K
F
G
T
B
I
K
R
H
Y
M
R
Y
Z
T
N
M
R
L
O
P
R
G
F
G
T
B
N
A
Y
R
R
U
P
T
U
R
A
S
A
Z
T
N
M
V
N
O
W
U
K
L
Ç
Q
X
N
 V
R
D
I
A
D
B
T
E
J
R
Y
U
I
R
Y
T
Y
Q
S
E
W
U
Y
E
R
M
A
L
R
N
M
X
I
E
U
R
G
H
V
T
S
M
I
I
L
U
C
A
R
G
C
I
K
T
V
I
S
H
T
D
S
D
I
A
D
D
O
S
C
J
U
C
N
R
T
Y
R
V
Y
M
E
O
P
S
E
O
U
N
X
T
K
Ç
A
E
P
O
E
S
I
A
L
R
N
M
M
X
E





30 comentários:

Anônimo disse...

Elenilce
3B

É uma ideia impressionante esse blog,pois nos ajuda a aprender muita coisas que não sabíamos que existia,um exemplo:eu sabia sobre a revolta da vacina,cuja campanha foi contra a varíola, o que eu não sabia era o porque dessa revolta,mais aprendi em sala com o professor Justino,que essa revolta se deu porque a população teve medo de tal vacina porque nunca tinham visto tal coisa,para eles era como um bicho de outro mundo,em fim perceberam que era para seu próprio bem.obg prof...

Anônimo disse...

Ednalva da silva
3B
Gostei muito de poder participar desse blog,o qual nos permite comentar sobre as histórias do nosso brasil,e quando o professor está nos explicando sobre os acontecimentos parece que estamos lá também,passa como um filme em nossa cabeça,é maravilhoso ouvir as histórias que o professor nos conta,principalmente sobre a semana da arte moderna de 1922,que é a que mais gosto.vlw prof.

Anônimo disse...

Manoel Claudio
3B
Muito bem bolado esse blog,parabéns professor,e muito obrigado por ter paciência conosco, de nos explicar na verdade sobre os acontecimentos daquela época.

Anônimo disse...

Oi Professor Justino, gostava de saber o pouco mais sobre o assunto. Desejo-lhe seu e-mail para contato ou telefone. Sou maranhense e mestre em gestão pela universidade de cambridge e moro em lisboa - portugal.
abraços
jose neto
frankoneto@bol.com.br

Anônimo disse...

professor gostei muito do blog.
pq ele nos ajuda a termos mais conhecimentos na area de historia.
pq as vez nao temos condiçoes de encontrarmos um livro ou algum site de pesquisa para fazermos nossos trabalhos ou a profundar nossos conhecimentos. agora sei onde encontrar minhas respostas..
gostei nmuito do filme "olga" uma historia sofrida mas que toca nossas almasmostrando que nunca devemos dessistir dos nossos objetivos..
esta de parabens..
ass: Fabrício
serie/turma: 3 "A" regular

paulinhavogel disse...

Parabéns , adorei a explicação e as atividades, continue postando...
um abraço.

Anônimo disse...

oi professor Justino esse blog é tudo de bom nos ajudou muito.
vou fazer uma visitinha sempre.
obrigada.
Ozelia.

Jéffte disse...

eu quero as respostas do caca palavras para passar para meus alunos mande para meu emeil jeffteoliveirabatista@gmail.com

Jéffte disse...

eu quero as respostas do caca palavras para passar para meus alunos mande para meu emeil jeffteoliveirabatista@gmail.com

Jéffte disse...

eu quero as respostas do caca palavras para passar para meus alunos mande para meu emeil jeffteoliveirabatista@gmail.com

Maiquele Araújo disse...

Preciso das reposta do caça palavras, por favor poderia envia Para meu imail :maiquelelive18@outlook.com
Obg

Maiquele Araújo disse...

Preciso das reposta do caça palavras, por favor poderia envia Para meu imail :maiquelelive18@outlook.com
Obg

Maiquele Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi gostaria das respostas do caça palavras tem como manndar no meu email anajoongki@gmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito das atividades e queria saber as respostas do caça palavras pode mandar para meu email
gabrielvictorsda@Gmail. com
Obrigado

Paulinhom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinhom disse...

Gostei muito das atividades e queria saber as respostas do caça palavras pode mandar para meu email
paulinhom1991@gmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Queria saber as palavras do caça palavras

Unknown disse...

Gostaria de saber as respostas

Unknown disse...

queria saber as respostas

Unknown disse...

Alguém poderia me enviar as respostas pró meu emaie- por favor emanoelb729@gmail.com

Unknown disse...

Manda as respostas pra mim do caça palavras por favor mande pelo meu email stefani498@gamil.com

Unknown disse...

Manda a resposta do caça palavras no meu email tallianyipergata@gmail.com

gugu disse...

Queria as palavras do caça palavras tem como me enviar no email cgdossantossilva@gmail.com Por Favor!

Unknown disse...

Alguém poderia enviar as respostas do caça palavras

Unknown disse...

Me envie as respostas no meio email pedrolife903@gmail.com

Unknown disse...

Me envie por e-mail a resposta claudene35@gmail.com

Unknown disse...

Quais são as respostas?

Unknown disse...

Me envie por e-mail a resposta

Anônimo disse...

Me passa a resposta pfvr urgente
caioalvesfranca80@gmail.com