Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Revolução Inglesa

A Revolução Inglesa do século XVII

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1648. As duas fazem parte de um processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas.

Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Deve ser considerado a primeira revolução burguesa da história da Europa: antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.



Pergunta:

Por que se diz que a Revolução Inglesa do século XVII foi a primeira revolução burguesa da época moderna? Quais as condições que favoreceram para que ela acontecesse?


37 comentários:

Adriano - 2ºC disse...

Teste de postagem de comentário!!!

maiza oliveira bezerra 2ºc disse...

porq ela antecipou 150 anos a revoluçao francesa;o poder monarquico q cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao parlamento q permanece ate hoje

REINALDO FILHO SALES LOPES disse...

Como podemos definir a historia nos tempo de hoje " referente ao tempo passado
so nao intendo porq a historia so vem dos tempo passado !!!!

Fabíola de Rhayra- 2° D disse...

Por que ela representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.

Maria de Fatima 2ºD disse...

ooiopoiuujyht6grfbhjjkku

David Douglas ("2º" ano Turma-"D") disse...

Como podemos definir a historia nos tempo de hoje.Ela antecipou 150 anos,a revoluçao francesa;o poder monarquico, que ocorreu a maior parte de suas prerrogativas ao parlamento que permanece ate hoje.

Michelle soares 2°D disse...

A Inglaterra atingiu no século XVII notável desenvolvimento, favorecido pela monarquia absolutista. Henrique VIII e Elizabeth I unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência papal, criaram a igreja a nacional inglesa, confiscaram terras da Igreja Católica e passaram a disputar os domínios coloniais com os espanhóis. Tais tarefas agradaram à burguesia, mas agora o poder absolutista tornava-se incômodo, pois barrava o avanço da burguesia mercantil

Ingrid 2°D disse...

Por que deram o poder total para um parlamento só, que comanda ate hoje. Um regime rigido.Ele queriam que a modernidade dominace.

Raimunda Carvalho ( 2° ano ; turma D ) disse...

Insatisfação popular , as pessoas começarão a ter conhecimento , saber que eles tinham direitos e não só deveres , os trabalhadores estavam cansados de sustentar a nobreza , significou o fim do absolutismo e privilégio da nobreza !

MARIA DE FATIMA BARBOSA BENICIO- 2° D disse...

O poder, saiu das mãos da nobreza para cair nas mãos dos burgueses. Por conta disso, apontam que as revoluções burguesas não tiveram nenhum sentido revolucionário. Somente uma classe foi beneficiada, a burguesia, deixando as demais sob a mesma condição de subordinação política e econômica.

Rubens Brayner>2c disse...

Porque representou a primeira manifestação de crise da crise da época moderna,sendo identificado com o absolutismo.Começou com a Revolução Puritano de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1648.chegou até no século XVIII com a Revolução Industrial limpando terrenos para.o avanço do capitalismo

ELIANE SANTOS VIRTUOSO 2°ano D disse...

Porque ela começou com manifestações e crise, trazendo consigo o absolutismo.
a revolução inglesa surgiu a partir da revolução puritana juntamente com a revolução glorioso. As condições foi limpar o terreno para o avanço do capitalismo e antecipou 150 anos da revolução francesa.

Anônimo disse...

Celma Lima Evangelista 2ºC
Por que ela representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo.Ela antecipou 150 anos,a revoluçao francesa;o poder monarquico, que ocorreu a maior parte de suas prerrogativas ao parlamento que permanece ate hoje.

Jesiel Pedro 2º D disse...

Porque ela antecipou 150 anos a revolução francesa, o poder monaquico que cedeu a maior parte de suas prerogativos ao parlamentos que permanece ate hoje..

josiene esteves lopes disse...

por que representou a primeira manifestação de crise do sistema moderno veio o regime parlamentarista que tirou o poder do rei e da burguesia

dayane claudiane disse...

Dayane Melo Claudiane Marques 2°D

ela apresentou a primeira manifestaçao trazendo o absolutismo.começou com a revoluçao puritana.as condiçoes foi limpar o terreno para o avanço do capitalismo.

Kennedy Gomes 2º D disse...

O movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo.

Janaína Sousa 2D disse...

Janaína Souza 2ºD

A revoluçâo inglesa do XVII representou a primeira manifestaçâo de crise do sistema da época moderna,indentificando o absolutismo. As duas fazem parte de um processo revulucionario.

David Douglas ("2º" ano Turma-"D") disse...

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.

Simeya Santos 2ºc disse...

Porque aconteceu 150 anos antes da Revolução Francesa

LUCIANA S SOARES 2ºC disse...

Porque antecedeu a Revolução francesa

vanuza 2C disse...

porque representou a primeira manifestaçao de crise da epoca moderna .
o que favoreçeu para o seu acontecimento, foi esse movimento revolucionario.

Wellberty...2C disse...

O Rei nao podia ordenar nada, somente pela concepçao do Poder Parlamentarista.O Rei pode Reinar mas Nao governar...

Flávia 2C disse...

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo.Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo

LUANA DIONÍSIA DA COSTA 2 disse...

A REVOLUÇÃO INGLESA FOI A PRIMEIRA REVOLUÇÃO BURGUESA DA ÉPOCA MODERNA PORQUE,O PODER MONÁRQUICO CEDEU A MAIOR PARTE DE SUAS PRERROGATIVAS AO PARLAMENTO E INSTAUROU-SE AO REGIME PARLAMENTISTA.

Tamires 2C disse...

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo Deve ser considerado a primeira revolução burguesa da história da Europa: antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.

Anônimo disse...

pela Guerra civil

josiene esteves sala 2ºD disse...

por que representou a primeira manifestação de crise do sistema da época identificando com absolutismo .o monárquico severamente limitado cedeu a maior parte ao parlamento , o regime parlamentarista que governa ate hoje.

WELISSON 2C disse...

A REVOLUÇÃO DO SÉCULO XVII REPRESENTOU A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo.O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.

pauliana turma 2 C disse...

Porque representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna e foram as necessidades de superação do absolutismo e do mercantilismos que impediam o desenvolvimento do capitalismo e as lutas entre o poder real que queria legitimar o absolutismo e o parlamentarismo.

LUANA DIONISIA DA COSTA 2C disse...

A REVOLUÇÃO INGLESA FOI A PRIMEIRA REVOLUÇÃO BURGUESA DA ÉPOCA MODERNA PORQUE,O PODER MONÁRQUICO CEDEU A MAIOR PARTE DE SUAS PRERROGATIVAS AO PARLAMENTO E INSTAUROU-SE AO REGIME PARLAMENTISTA.

kele de Almeida 2ºC disse...

Porque a revolução inglesa se deu no século XVII e a revolução francesa começou no século seguinte.

Rosivania 2c disse...

Porque o poder monárquico foi severamente limitado

Mirinalda 2C disse...

Este movimento surgiu para combater os governos absolutista e os privilégios sociais. A burguesia começou a questionar o poder monárquico buscando liberdade, igualdade e fraternidade.

Anônimo disse...

O movimento desenvolveu teorias políticas sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas popularis. A burguesia combatiamo os os governos absolutista e os privilégios sociais.

Elijean de souza oliveira- 2D disse...

A revolução inglesa teve como resultados a ascesão da burguesia ao controle do estado e a adoção de medidas que propiciaram sua afirmação economica.
Os cabeças redondas sofreram reveses, mas após a liderança de Oliver Cromwell venceram as tropas da monarquia, prendendo o rei Carlos I que foi julgado e condenado à morte. Foi decapitado em 1649, ano em que Cromwell proclamou a república e assumiu a nação. Em 1658, Cromwell morreu e passou o poder ao seu filho Ricardo

Alessandra santos chaves 2c disse...

Alessandra santos 2c- porque representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna as condições foram limpando terreno parra o avanço do capitalismo e antecipou em 150 anos a revolução Francesa