Seguidores

domingo, 1 de setembro de 2013

SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

          Durante a metade do século XIX, as nações imperialistas dominaram povos e territórios em diversas partes do mundo. Desta forma ao longo dos anos de dominação e exploração, acumularam riquezas e aumentaram muito sua capacidade de produzir mercadorias. A disputa por mercados consumidores entre essas nações gerou uma grande rivalidade. Outra razão que inclusive foi um dos motivos para a eclosão da guerra, foi a questão da rivalidade anglo-alemã que se deu a partir do surgimento de uma rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha através da competição industrial e comercial, pois em apenas três décadas, a contar de sua unificação, a Alemanha tornou-se uma grande potência industrial e passou a procurar mercados consumidores e fontes de matérias- primas pressionando para que houvesse uma nova repartição do mundo colonial. O governo alemão projetou a construção de uma estrada de ferro ligando a cidade de Berlim a Bagdá, com a finalidade de ter acesso ao petróleo do Golfo Pérsico e aos mercados orientais fato que desagradou fortemente a Inglaterra, que mostrava forte disposição em manter suas conquistas a qualquer custo. Além dessa, outras razões como a rivalidade entre a França e Alemanha gerando um forte espírito antigermânico devido à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e à perda dos territórios: Alsácia e Lorena para a Alemanha além da disputa pela região do Marrocos ao norte da África e também a rivalidade austro-russa e o nacionalismo da Sérvia.
          O choque dos interesses imperialistas das diversas nações européias, aliadas ao espírito nacionalista  emergente, foi o grande fator que desencadeou o conflito.
As diferenças nacionalistas entre França e Alemanha são acirradas pela disputa do Marrocos como     colônia. Em 1906, um acordo cede o Marrocos à França. A Alemanha recebe terras no sudoeste africano,     mas também exige da França parte do território do Congo. Outros enfrentamentos desta vez entre a Sérvia e a Áustria nas Guerras Balcânicas, aumentam a        pressão pré-bélica. A anexação da Bósnia-Herzegóvina pelos austríacos em 1908 causa a explosão do  nacionalismo sérvio, apoiado pela Rússia. Esses conflitos de interesses na Europa levaram à criação de dois  sistemas rivais de alianças. Em 1879, o chanceler da Alemanha, Otto von Bismark, conclui um acordo com o  império Austro-Húngaro contra a Rússia. Três anos depois a Itália, rival da França no Mediterrâneo alia-se  aos dois países formando a Tríplice Aliança. O segundo grupo à beira do confronto tem sua origem na  Entente Cordiale, formada em 1904 pelo Reino Unido e pela França, para se opor ao expansionismo  germânico. Em 1907, conquista a adesão da Rússia, formando a Tríplice Entente.
          Assim os dois blocos entraram em conflito e entre as causas da Primeira Guerra Mundial podemos considerar a rivalidade entre Alemanha e Império Austro-húngaro, em torno da chamada questão dos Bálcãs, a corrida armamentista das nações européias, que gerava uma verdadeira “paz armada” e o processo de industrialização na Alemanha, que levou à necessidade de mercados consumidores e produtores de matérias-primas, entretanto, o fato que serviu como o estopim do conflito armado foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, no dia 28 de junho de 1914, durante sua visita a Sarajevo (Bósnia-Herzegovina).
          A Guerra começou com intenso movimento de tropas, na chamada “guerra de movimento”,          passando em seguida para a guerra de trincheiras.
          Ao final da guerra, o que se observou, foram campos destruídos afetando a produção agrícola, portos e estradas arrasados, prejudicando consideravelmente o comércio além de muitas  cidades arruinadas. Outros fatos marcantes foram: a ascensão dos Estados Unidos como grande potência do mundo ocidental, o avanço e o fortalecimento dos nacionalismos, que se tornaram radicais na Itália, na República de Weimar, na Espanha e em Portugal e também o avanço das idéias socialistas, consagradas pela Revolução Russa de 1917. Sobre o ano de é considerado decisivo para a Primeira Guerra Mundial por que a Rússia se retirou e os Estados Unidos entraram no conflito.
          A Tríplice Entente saiu vitoriosa do conflito, e na Conferência de Paz de Paris impôs a Alemanha um  tratado assinado em Versalhes por esse motivo denominado Tratado de Versalhes, que representou   retaliação e imposições à Alemanha como: perdas territoriais, indenizações e desmilitarização.

SOBRE O PERÍODO ENTRE-GUERRAS

         Às vésperas da Revolução Francesa, a aristocracia vivia de rendas provenientes das terras e dos cargos públicos. Os camponeses e o proletariado urbano, submetidos à exploração e à repressão, viviam mergulhados na insatisfação. Havia escassez de alimentos e fome, decorrentes das condições climáticas adversas. Foi nesse contexto, potencialmente explosivo, que a burguesia, tirando proveito do quadro crítico, responsabilizou o regime. Do ponto de vista social, pode-se afirmar que na Revolução Francesa coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-cullotes.
      Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Revolução Francesa de 1789 e a Revolução Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas, foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970, pois a Revolução Francesa de 1789, enquanto revolução burguesa foi caracterizada pela divulgação de um ideário liberal resumido no slogan: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Tais princípios serviriam de mola propulsora para movimentos revolucionários no Ocidente até 1917. Já a Revolução Russa, por sua vez, representou o triunfo da corrente leninista dentro do marxismo, a qual passou a ser considerada por muitos como a única forma de concretizar a criação de um regime socialista no século XX.
          O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado pela crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo (nova política econômica na Rússia), além da ascensão do nazismo na Alemanha e a deflagração da Guerra Civil na Espanha.
          O nazismo e o fascismo surgiram do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra.

Nas citações abaixo, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo.

1 – "Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado." (Mussolini) – CORPORATIVISMO.
2 – "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeiro
lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas."  (Mussolini) – ANTICOMUNISMO.
3 – "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões." (Hitler) – MILITARISMO.
4 – "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça
superior." (Hitler) – RACISMO.