Seguidores

sábado, 6 de julho de 2013

BRASÍLIA E AS MANIFESTAÇÕES

Brasília e as manifestações
Professor: Justino Bernardino
Licenciado e Bacharelado em História - UnB

O gigante acordou!

Durante séculos muitos movimentos aconteceram e promoveram mudanças, mas este momento é significativo porque é a voz das ruas, a voz do povo fazendo valer a democracia e seu real significado.
A revista Economist publicou no mês de junho/2013, uma matéria sob o título: Protestos podem melhorar democracia, em que chama atenção para as manifestações como peça fundamental para que ocorra essa melhora.
É verdade que no centro dessas manifestações está a denúncia de corrupção, a exposição da ineficiência do governo e a arrogância de quem está no poder. A tudo isso podemos observar um misto de descontentamento, de insatisfação do povo com um desejo de farra. Mas a democracia pode ser melhorada por conta das manifestações.
Durante séculos o Brasil esteve “deitado eternamente” e agora a presença dos estudantes, do povo nas ruas sem a convocação de entidades, sem a organização dos sindicatos ou outros lobbies, como antes é a demonstração da força e do desejo de mudança para a saúde, para a educação, mudança e transformação política.
O governo, seu partido e seus aliados (muitos deles sanguessugas da máquina estatal durante anos) precisam buscar o entendimento, não com os manifestantes, mas do recado das ruas, do real significado dos protestos.
Uma atitude imediata do governo é decidir pela tão sonhada, urgente e necessária reforma política, mesmo que o Frankenstein de partidos políticos que compõem o governo cuja maioria sempre esteve ligada ao clientelismo tenha pouco apetite para promover mudanças.
E agora se ouve falar que as Centrais Sindicais de todo o país aprovaram para o próximo dia 11/07 (quinta-feira) a proposta de "Dia Nacional de Luta, com mobilizações, paralisações e greves", com o apoio de diversos movimentos sociais e populares. É louvável a iniciativa, mas acredito que essas centrais sindicais perderam a grande oportunidade de estar ao lado do povo, e de ser porta-voz dos desejos populares. Agora parece um pouco tarde. O povo já sabe o poder de voz que tem e não precisa mais dessas entidades há muito vendidas ao governo. Só resta algo a dizer: Reconquiste o povo!

Li em um boletim de um sindicato do DF o seguinte: "No momento, observa-se que a pauta da luta dos trabalhadores não vem sendo colocada nas manifestações populares". Acredito que o boletim está um pouco equivocado, a pauta de reivindicações do povo está nas ruas e inclui o arquivamento da PEC 33 – que tira do STF a última palavra sobre a constitucionalidade das leis editadas pelo Congresso, inclui sem possibilidade de acordo a saída do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Congresso, por tudo que este senador deixou de fazer, ou tem feito contrário ao desejo popular, também a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Copa, a aprovação do projeto de lei que classifica a corrupção como crime hediondo, o arquivamento do projeto de lei que transforma manifestação em ato de terrorismo e também a participação popular na reforma política. E é claro outras reivindicações podem ser incluídas, mas, sobretudo o afastamento dos políticos já condenados para que se possa promover a verdadeira limpeza do Congresso Nacional.

Congresso Nacional
Congresso Nacional