Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SEMANA DE ARTE MODERNA - 1922

SEMANA DE ARTE MODERNA - 1922


No início do século XX, cresceu a urbanização brasileira, em decorrência do começo do desenvolvimento industrial. A classe dominante era composta por uma burguesia industrial, pelos banqueiros e pelos grandes proprietários rurais. O operariado constituído basicamente por imigrantes estrangeiros e trabalhadores brasileiros que deixavam o campo tinham salários baixos e, por isso, alimentavam-se mal e moravam em habitações precárias.
Ao longo da década de vinte do século XX, a conjuntura internacional e as questões nacionais propiciaram a crise do Estado oligárquico, que veio a cair em 1930, com a Revolução de outubro.
Nesse período, ocorreu o fortalecimento da burguesia industrial paulista, que discordava do domínio da oligarquia do café. Nessa década, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguindo.
O descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Na pintura destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917, cujas obras, influenciadas pelo CUBISMO, EXPRESSIONISMO E FUTURISMO, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro Lobato não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da SEMANA DE ARTE MODERNA.
A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura Manuel Bandeira, ao recitar seu poema OS SAPOS, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O Movimento Modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.
Todo novo movimento é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a princípio, chocou por fugir completamente da estética européia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.




No início do século XX, cresceu a urbanização brasileira, em decorrência do começo do desenvolvimento ____________________ . A classe dominante era composta por uma ____________________ industrial, pelos ____________________ e pelos grandes proprietários ____________________ . O operariado constituído basicamente por ____________________ estrangeiros e trabalhadores brasileiros que deixavam o ____________________ tinham salários ____________________  e, por isso, alimentavam-se ______________________  e moravam em habitações _____________________  .
Ao longo da década de _____________________ do século XX, a conjuntura internacional e as questões nacionais propiciaram a crise do Estado ___________________ , que veio a cair em 1930, com a Revolução de _____________________ .
Nesse período, ocorreu o fortalecimento da burguesia industrial paulista, que discordava do domínio da oligarquia do _____________________ . Nessa década, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos ____________________ , ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um _____________________  estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguindo.
O descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na ____________________ . Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de ____________________ e Manuel _____________________ . Na pintura destacou-se Anita ____________________ , que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917, cujas obras, influenciadas pelo CUBISMO, EXPRESSIONISMO E FUTURISMO, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro _____________________  não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da ___________________________________________________ .
A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição _____________________ . Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de ____________________ ; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo _____________________ . Logo na abertura ____________________  Bandeira, ao recitar seu poema ____________________ , foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O Movimento _____________________ continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.
Todo novo movimento é uma _____________________ com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da ______________________ , literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a princípio, chocou por fugir completamente da estética européia tradicional que influenciava os artistas _____________________ .




CAÇA-PALAVRAS
No caça-palavras abaixo existem 30 palavras referentes ao texto. Encontre-as.

L
V
B
H
J
K
L
M
N
V
F
T
Y
U
I
R
S
Z
T
U
M
H
R
T
Y
R
V
Y
M
E
O
P
Q
B
X
B
R
A
S
I
L
E
I
R
O
S
H
T
U
X
A
M
H
G
Y
U
I
R
H
F
E
W
B
C
V
M
Z
N
A
F
U
N
V
F
T
E
X
P
R
E
S
S
A
O
Q
R
E
E
H
J
K
L
M
N
V
F
H
J
K
N
R
U
U
K
S
O
P
A
S
S
O
M
H
R
T
Y
U
W
E
T
R
I
G
R
P
C
S
N
V
F
H
J
K
E
K
I
N
W
A
N
E
E
O
E
K
L
M
N
V
F
L
H
R
I
K
H
J
C
R
N
M
C
O
M
R
A
Ç
A
J
O
P
H
J
Y
A
M
C
A
M
P
O
A
S
A
O
K
S
V
J
K
Y
R
A
T
N
J
K
V
L
U
C
A
R
H
O
K
R
O
I
N
A
A
K
R
I
N
B
E
L
Y
J
V
R
Y
E
A
E
T
D
R
Y
M
I
A
A
M
U
K
B
Y
U
R
S
C
O
E
S
T
E
T
I
C
A
K
R
B
U
K
M
E
E
V
A
H
J
N
G
X
E
L
B
Y
A
K
B
T
M
R
I
R
N
V
T
M
O
R
A
D
U
N
B
D
O
R
B
U
T
U
O
O
A
S
U
T
S
K
D
D
S
L
R
N
M
E
B
Ç
L
R
N
M
S
W
B
E
S
E
Y
U
I
R
M
A
L
F
A
T
T
I
H
D
I
W
L
O
B
A
T
O
L
E
D
A
R
D
N
A
S
R
H
F
G
T
B
A
D
U
B
L
O
G
F
R
D
E
A
J
D
N
W
E
S
E
Y
C
L
R
N
M
E
T
R
G
I
N
D
U
S
T
R
I
A
L
K
Z
U
D
E
Y
T
M
G
J
V
G
R
N
E
F
F
X
O
V
O
N
K
U
I
N
L
R
N
M
A
S
É
H
L
L
O
M
R
T
N
G
J
F
G
T
B
K
F
G
T
B
I
K
R
H
Y
M
R
Y
Z
T
N
M
R
L
O
P
R
G
F
G
T
B
N
A
Y
R
R
U
P
T
U
R
A
S
A
Z
T
N
M
V
N
O
W
U
K
L
Ç
Q
X
N
 V
R
D
I
A
D
B
T
E
J
R
Y
U
I
R
Y
T
Y
Q
S
E
W
U
Y
E
R
M
A
L
R
N
M
X
I
E
U
R
G
H
V
T
S
M
I
I
L
U
C
A
R
G
C
I
K
T
V
I
S
H
T
D
S
D
I
A
D
D
O
S
C
J
U
C
N
R
T
Y
R
V
Y
M
E
O
P
S
E
O
U
N
X
T
K
Ç
A
E
P
O
E
S
I
A
L
R
N
M
M
X
E